Apresentação do Programa

O curso de Mestrado Profissional em Educação do UNASP foi autorizado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em outubro de 2015, e será implementado em agosto de 2016. O Programa tem como foco a formação propositiva e inovadora na Gestão e na Docência, com habilidade para articular o saber acadêmico, pesquisa e prática educativa, visando o desenvolvimento integral do homem.

Mestrado Profissional em Educação

Um programa para quem almeja teoria e prática. Aplicação prática da teoria. Mais proximidade com a realidade da escola. O diploma tem o mesmo valor do mestrado acadêmico. Torna o profissional da educação mais competitivo.

Público alvo

O curso tem como público-alvo principal, os profissionais graduados em Ensino Superior da área de educação e afins, interessados nas questões específicas educacionais.

Infraestrutura

O curso conta com infraestrutura exclusiva composta de salas para docentes e discentes, auditório para qualificação, defesa de dissertações, laboratórios de informática ligados à internet. Biblioteca, com acervo de periódicos e livros na área de Educação e demais áreas.

Corpo docente

Nossos professores são altamente capacitados, com preparação e instrução pedagógica para tornar as aulas dinâmicas e criativas, proporcionando aos nossos alunos a aquisição do conhecimento, de forma agradável e atrativa.


Objetivos do Curso

  • Contribuir para a qualificação de profissionais da educação, a fim de que realizem análises críticas da problemática educacional brasileira e da realidade institucional e atuem na transformação destas, no âmbito de seu alcance, com vistas ao desenvolvimento local, regional ou nacional;
  • Formar profissionais, gestores e docentes pesquisadores, com domínio dos processos de investigação científica, a fim de que produzam conhecimento e elaborem novos métodos, experiências curriculares, práticas educativas e materiais de ensino;
  • Aprofundar o estudo de referenciais teóricos e metodológicos que ampliem a formação pedagógica do pós-graduando e a compreensão do trabalho docente e das ações da gestão;
  • Promover a aproximação escola/graduação/pós-graduação com vistas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, de modo a melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
  • Articular teorias e práticas de ensino, orientadas pelos objetivos da educação brasileira;
  • Relacionar questões sociais e inclusivas, e conhecimentos pedagógicos como base de práticas de intervenção no processo ensino e aprendizagem;
  • Criar situações que promovam o desenvolvimento da autonomia do educador, numa busca permanente de desenvolvimento profissional.

Seleção dos Alunos

A seleção de alunos é feita anualmente por meio de prova de conhecimento da área, avaliação de inglês instrumental, entrevista e análise de currículo. A cada processo seletivo são ofertadas 20 vagas. É permitida a entrada de alunos especiais no programa, mediante entrevista com a coordenação do curso.