4º Enaicom debate mídia e religião

Escrito por Graciela Groger em 09 de abril de 2012

A quarta edição do Encontro Anual de Iniciação Científica em Comunicação (Enaicom), promovido pelo curso de Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, acontece no dia 24 de abril. O evento contará com a presença do pesquisador Jorge Miklos, professor do programa de mestrado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip), que ministrará uma palestra sobre “A midiatização da religião e a sacralização da mídia”.

Os alunos que tiverem interesse em apresentar trabalhos poderão inscrevê-los até a próxima sexta-feira, dia 13, através do site http://www.4enaicom.blogspot.com.br. Todos que participarem receberão certificado de participação no congresso. Os autores dos três melhores artigos terão custeadas as despesas de viagem para apresentação dos trabalhos em outros congressos, como, por exemplo, o Intercom, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

O Enaicom será realizado no auditório do Residencial Masculino e será dividido em dois momentos: durante os períodos da manhã e da tarde acontecerão as apresentações dos trabalhos. À noite, a partir das 19h30, o palestrante Jorge Miklos fará sua exposição.

De acordo com Miklos, a palestra tem o propósito de despertar, a partir de um ponto de vista comunicacional, uma aproximação entre a experiência religiosa e a midiática. Além disso, almeja desenvolver uma reflexão acerca da mútua contaminação entre mídia e religião. O pesquisador tem doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), e mestrado em Ciências da Religião pela mesma instituição.

O professor Tales Tomaz, organizador do evento, afirma que o número de pesquisas realizadas na área de comunicação tem tido um aumento significativo a cada ano. A expectativa é a de que o encontro desperte o interesse dos alunos para que se engajem nos grupos de pesquisa já existentes, contribuindo com novas ideias.

Em 2011, o Enaicom contou com a presença da professora Isabel Orofino, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e, em 2010, recebeu o professor Eugênio Trivinho, da PUC/SP.