Alunos de Comunicação apresentam TCC

Escrito por Vanessa Moraes em 02 de dezembro de 2011

Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro os alunos de Comunicação Social, com habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As apresentações aconteceram no residencial masculino do campus durante toda a semana.

Os trabalhos de Jornalismo foram apresentados nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Na segunda-feira, um grupo apresentou um radiodocumentário sobre radionovela sob o título “O direito de conhecer”. Este formato foi apresentado pela primeira vez num projeto de TCC do Unasp no curso de Comunicação. Rogério Viola Júnior, um dos integrantes do grupo, conta que foi um desafio, mas valeu a pena. “Pra gente foi um privilégio fazer o nosso trabalho neste formato. As pessoas elogiaram, ficaram satisfeitas em ouvir 41 minutos, sem ficar cansativo. O objetivo foi atingido”, afirma. A apresentação contou com um cenário em forma de casa, que continha objetos usados para fazer efeitos sonoros, como batida de porta, passos, côco para imitar cavalgadas, entre outros.

A segunda apresentação da noite foi feita por Liana Feitosa, que falou sobre “Comunicação empresarial na internet: desafios da EPTV na construção da marca o Twitter”, em forma de monografia. “Foi muito bom, muito gratificante, ser reconhecida por meses de trabalho e esforço”, alegra-se. Liana foi elogiada por seu trabalho e incentivada a ingressar no mestrado. “Ainda não sei se manterei a linha de pesquisa da minha monografia para desenvolver um projeto de mestrado, provavelmente eu opte por outra sub-área, mas está nos meus planos ingressar em um programa de pós-graduação no ano que vem”, relata.

Para finalizar, um videodocumentário entitulado “Glicério” foi exibido. O trabalho é do estudante Matheus Siqueira e mostrou ao público a realidade de quem vive nos albergues e nas ruas do bairro Glicério.

Na terça-feira, o inédito webdocumentário “Sociedade 360°: A gastronomia como identidade cultural” trouxe fotos, áudios, vídeos e textos num só lugar. O projeto desenvolvido alimentou a ideia de que a culinária é fundamental na cultura de qualquer povo, raça ou língua.

Mais um projeto de radiodocumentário foi apresentado. Desta vez, o “Rock na estrada” fez um panorama do rock desde 1980 até hoje. O grupo entrevistou Arthur Dapieve, Kid Vinil, Carlos Stein (Engenheiros do Hawaí), Thedy Correia (Nenhum de Nós) e Kiko Zambianchi, entre críticos, fãs e músicos.

Na sequência, o videodocumentário “O outro lado da fama” mostrou se é possível ser feliz quando se tem fama. Contou a história de um garoto que sonha em ser jogador de futebol. O grupo entrevistou Neymar, jogador do Santos, e seus familiares, além do narrador Milton Neves e outras celebridades.

Para encerrar as apresentações de Jornalismo, a quarta-feira trouxe a apresentação de mais três projetos. O livro-reportagem “Pra ser usado: os bastidores da formação 2011”, conta a história da formação atual do quarteto Arautos do Rei. Segundo um dos autores, Willian Vieira, a primeira parte do título é o nome de uma música do quarteto, que retrata bem a mensagem do projeto.

O fotodocumentário “Augusta, tudo para todos”, inovou em seu formato. Augusta é o nome de uma rua localizada no centro de São Paulo, e, segundo os professores da banca, o trabalho conseguiu tirar o preconceito que muitas pessoas têm do lugar. “Eu tinha a imagem de uma rua decadente, mas agora eu fiquei com vontade de passear lá...”, disse a professora Karla Ehrenberg, no momento de avaliação final do grupo.

A última apresentação exibiu mais um videodocumentário sobre as bebidas alcoólicas. O “Open Bar: a sociedade de ressaca” mostrou os prejuízos do álcool no meio jovem, frizou que ele é um grande responsável pelos acidentes de trânsito e como isso poderia ser evitado.

Na quinta-feira foi a vez dos alunos de Publicidade e Propaganda. A missão de cada grupo era promover uma campanha para grandes empresas. O primeiro grupo apresentou uma campanha para a empresa automobilística Jac Motors, através da fictícia agência “Propaganda com Pimenta”. O slogan foi “Jac Motors: eles estão chegando. Com tudo.” Eli Braun Junior, um membro do grupo, conta que a apresentação correspondeu às suas expectativas. “A apresentação foi diferente dos outros anos. Alguns professores gostaram, outros nem tanto, mas no final, todo mundo gostou e saiu satisfeito”, comemora.

Para encerrar, o grupo da agência fantasma “Laranja”, exibiu uma campanha para a empresa de calçados Via Uno, localizada em Novo Hambrugo (RS). Já a agência Voga, também fictícia, apresentou uma campanha para a empresa aérea Azul, sob o slogan “Azul – Linhas aéreas brasileiras”. O grupo apresentou como peça principal um webdocumentário com dois personagens que interagem com a companhia aérea. As peças publicitárias incorporaram humor com criatividade, agradando ao público presente.

Anualmente, o Unasp reserva uma semana especial para a apresentação dos projetos experimentais dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, evento aberto ao público, que sempre aprova as apresentações com muitas palmas.