Alunos do ensino básico produzem DVD musical

Escrito por Ketlin Brito em 27 de novembro de 2009

No dia 24 de novembro, os alunos do 6º ao 9º ano do colégio Unasp estavam em festa. Foi o lançamento do DVD musical “Um cipó no Unasp”. O filme de 55 minutos, produzido e roteirizado peles próprios alunos, retrata a vinda de Cipó, um menino simples, do interior, que vem estudar no colégio. É uma história de superação que mostra que todos podem crescer e se desenvolver profissionalmente. O filme mistura vários estilos musicais, desde rap até gospel.

O evento aconteceu no auditório central, às 20h. Na entrada, um tapete vermelho recepcionava os alunos, todos vestidos de gala. Com direito a jogo de luz, fumaça e ponche, professores, pais e alunos comemoraram o lançamento do DVD com muita animação.

“Gostei muito de ter participado. O projeto ajudou na integração com meus colegas e a termos mais maturidade em vários aspectos. Queria muito agradecer pela oportunidade”, considera o protagonista do vídeo, o estudante Gibson Fernandes.

O pai da aluna Bianca Pires, do 8º ano, lembra ainda que “essa narrativa reflete a história de muitos que estão aqui hoje. Ajuda os adolescentes a conhecerem a realidade da vida”. Ao final, todos os alunos ganharam um exemplar do DVD.

Mãos a obra

O projeto é uma parceria do Ensino básico com a faculdade de Educação Artística da instituição. O professor Luiz Lopes, coordenador da produção, explica que o trabalho foi uma tentativa de inovar as aulas da disciplina de Música da escola. “Foi uma tentativa de unir música, teatro, percussão, mídia e tecnologia”, comenta.

O objetivo da disciplina é mobilizar os alunos. “Queríamos que os estudantes sentissem que eles são capazes. É um aprendizado completo”, afirma o diretor da escola básica, professor Adriano Coelho.

Todos os alunos do ensino fundamental II participaram. A idéia partiu dos professores, mas foram os estudantes que desenvolveram a história. Eles ficaram responsáveis pela narração, pelo roteiro e pelos desenhos usados como cenário. As músicas gravadas foram feitas especialmente para o musical.

O DVD “Um cipó no Unasp” custa R$ 12,00 e está disponível na escola básica.