Colégio Unasp oferece intercâmbio estudantil para cinco países

Escrito por Karine Rodrigues em 20 de fevereiro de 2017

Fazer imersão cultural em outros países é uma das opções que o Colégio Unasp oferece. Em parceria com outras instituições de educação adventista, espalhadas pelo mundo, foi iniciado em 2012 o Intercâmbio do Ensino Médio, que propõe um aprendizado completo do aluno em outra cultura, língua e hábitos.

Esse programa tem duração de aproximadamente um semestre e equivale ao mesmo período letivo aqui no Brasil. Os estudantes têm a oportunidade de escolher entre sete escolas de cinco países para fazer essa imersão. Para não ter problemas de adaptação com a língua, todos são submetidos a um teste de nivelamento e recebem uma assistência de acordo com a sua necessidade.

Foi o que aconteceu com o aluno Ivan Ribeiro, que fez parte do primeiro grupo de estudantes a participar desse projeto. O conhecimento do jovem na língua inglesa não passava do verbo to be e o seu maior receio era não conseguir se adaptar. “Eu sou um pouco tímido e fiquei diante de coisas totalmente desconhecidas por mim. Dá um frio na barriga, mas logo passa. Em duas semanas eu já estava me comunicando muito bem. Todos os lugares que eu ia, o meu dicionário me acompanhava. O que eu aprendi na Mount Ellis Academy, nos Estados Unidos, eu não aprenderia a vida inteira fazendo cursos no Brasil”, garante o estudante.

Esse é o objetivo do intercâmbio: colocar o aluno em contato direto com outra cultura para que ele tenha um aprendizado mais dinâmico. “O conhecimento que os estudantes adquirem nessa imersão é imensurável. Eles voltam para o Brasil fascinados pela experiência e com muita história para contar”, afirma Ariadne Costa, coordenadora do Instituto de Línguas do Unasp-EC e responsável pelo intercâmbio estudantil.

Esse programa, especificamente, é direcionado aos alunos do ensino médio. Podem participar todos os estudantes das Escolas Adventistas do Brasil e também de outras instituições credenciadas pelo MEC.


Todas as notícias

comentários