Agência de Jornalismo do Unasp conquista prêmio de melhor agência júnior do Brasil

Escrito por Any Laila em 09 de setembro de 2010

Depois da vitória na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a Expocom para a região Sudeste, realizada em maio na Universidade Federal do Espírito Santo, a Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ) do curso de Comunicação Social do Unasp, conquista o Prêmio Expocom Nacional. A exposição, promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), premia os melhores projetos e trabalhos práticos desenvolvidos nas faculdades de Comunicação Social de todo o país. A última etapa do congresso aconteceu entre os dias 2 e 6 de setembro na Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Com 10 anos de existência, a ABJ possui vários projetos para capacitar os alunos de Jornalismo do Unasp. Um deles, o site de crítica de mídia Canal da Imprensa, completa 8 anos e vem acumulando prêmios desde a sua criação. Outros projetos mais recentes como a produção de notícias do campus, uma websérie sobre jornalismo e a composição de um e-book dão aos estudantes do curso experiênciamais real da futura profissão.

O Prêmio Expocom é o maior prêmio do país destinado a trabalhos práticos desenvolvidos por alunos de Comunicação Social e suas habilitações. “Isso prova que um grupo sempre esteve no caminho certo. Não se trata do trabalho de uma pessoa, mas de todos os professores e alunos do curso. E em relação a estrutura que temos hoje, ela resulta do apoio da administração do professor Paulo Martini, diretor geral do campus, e dos coordenadores que já passaram pelo curso, como Laerte Lanza, Vanderlei Dorneles e Martin Kuhn”, afirma o fundador da ABJ,professor Ruben Dargã.

O aluno do 4º ano de Jornalismo, Jefferson Paradello, representou a agência que atualmente é dirigida pelos professores Allan Novaes e Tales Tomas. A revista Canal da Imprensa da ABJ juntamente com outros trabalhos do curso de Jornalismo do Unasp concorrem a mais um prêmio neste mês, o 23º Set Universitário. O evento acontecerá dos dias 21 a 23 de setembro na PUC do Rio Grande do Sul. A revista Canal da Imprensa já recebeu o prêmio Set Universitário como melhor jornalismo online em 2005 e 2007. E também em 2007, recebeu o prêmio Set Universitário como melhor artigo publicado.