Banda e Orquestra Experimental apresentam recital de músicas brasileiras

Escrito por Deborah Calixto em 23 de junho de 2010

O departamento de música do Unasp tem vários grupos musicais para atender quase todo o público que estuda a área. Dois desses grupos são a Banda e a Orquestra Experimental, que contam com a participação de músicos iniciantes no instrumento. No dia 19 de junho a Banda e a Orquestra Experimental fizeram um recital que teve como tema as músicas brasileiras. A programação teve início às 19h30 e aconteceu no auditório central do Unasp, campus Engenheiro Coelho. A abertura da apresentação foi feita pelo professor Vandir Schäffer, diretor da Escola de Artes do campus. Schäffer agradeceu a presença de todos e parabenizou os músicos e o regente Daniel Sokacheski pela iniciativa de realizar um trabalho como esse.

Fernando Lorca, estudante do 3˚ ano do curso de Educação Artística e regente assistente da Banda experimental, disse que apesar de algumas dificuldades nos ensaios, principalmente nos ensaios de naipes, o resultado foi positivo. “Eles ficaram muito motivados a tocar”, conta. Giovanna Sarli, estudante do 3˚ ano de Contabilidade e saxofonista conta que começou a tocar na Banda Experimental em março deste ano. A música que ela mais gostou de tocar na apresentação foi a do programa de televisão Esporte Espetacular. “Este é um repertório muito bom”, aponta.

De acordo com o regente da Banda e da Orquestra Experimental, Daniel Sokacheski, o principal objetivo desses grupos é desenvolver sonoridade, afinação e principalmente a responsabilidade de cada um deles. Sokacheski conta que ele já tinha a ideia de preparar um repertório como esse há algum tempo. “As pessoas costumam valorizar muito o que vem de fora e se esquecem do que elas têm aqui. Por isso, o objetivo principal foi valorizar as músicas brasileiras”, explica. Embora essa não tenha sido a primeira ideia, as músicas encaixaram bem com o clima de Copa do Mundo e os músicos se apresentaram vestindo verde e amarelo.