Cantata Herói da Fé é lançada em comemoração aos 30 anos do Unasp

Escrito por Kimberly Cruz em 08 de outubro de 2013

No último fim de semana, o Unasp-EC recebeu quase 8 mil pessoas para prestigiar a cantata Herói da Fé. O evento foi realizado com o intuito de celebrar o aniversário de 30 anos da instituição. Segundo o diretor geral do Unasp-EC, Paulo Martini, esse evento é um marco dentro da instituição. “O Unasp está comemorando 30 anos de muita luta, muito trabalho, mas certamente de muitas vitórias. E nada como comemorar essas conquistas com um musical inspirador”, ressalta Martini.

A cantata explora uma vertente próxima ao estilo erudito e foi escrita para coral, orquestras e solistas. Ela relata sobre a teologia e os ensinamentos do apóstolo Paulo e apresenta uma mensagem sobre graça, perdão e salvação. Junto ao musical foi exibido um filme mudo, em uma versão contemporânea, mostrando o apóstolo em suas lutas na prisão, e ainda histórias de pessoas que são transformadas por seus escritos. A ideia do programa consiste na cantata como trilha sonora do filme mudo - antiga técnica utilizada pelo cinema mudo. A apresentação teve caráter multimidiático e ainda trouxe uma produção cenográfica de palco. O cenário contou com uma grande estrutura formada por duas caixas acústicas em perspectiva, iluminação e uma tela de LED, onde foi apresentado o filme.

Herói da Fé foi escrita por Mário Jorge Lima com composição de Lineu Soares e apresentada pelos cantores, Leonardo Gonçalves, Laura Morena, Regina Mota, Marcel Freire, Joyce Carnassale e Riane Junqueira, com participação do coral Academia da Voz e orquestra composta por músicos dos três campi do Unasp. A direção do filme e produção de palco foi feita por Tuiu Costa, diretor da produtora de vídeo do Unasp-EC.

Os criadores da cantata contaram que esse projeto foi inspirado por Deus para tocar a vida das pessoas. Mário Jorge Lima declarou estar agradecido a Deus, pela forma em que foi usado para ser um instrumento e escrever o texto do musical. “Eu vejo que as palavras, frases e rimas não foram feitas por mim, mas feitas por Deus. Eu fui apenas um instrumento”, conta. Para o compositor Lineu Soares, esse trabalho foi preparado para atingir as pessoas. “Nós trabalhamos bastante e oramos para que esse projeto fosse um multiplicador de bênçãos. A mensagem de Paulo é muito poderosa e transforma a vida das pessoas”, revela Soares.

O evento foi dividido em três sessões. Duas aconteceram no sábado e uma no domingo. Estiveram presentes administradores da Igreja Adventista do estado de São Paulo, alunos, pessoas da comunidade e de várias regiões do Brasil, além dos Estados Unidos e outros países da América do Sul. A família Batalha percorreu 900 km do interior do Paraná para assistirem ao evento. “Eu soube do programa pela minha filha que é estudante de Engenharia Civil no Unasp-EC. Decidi vir com a minha família para prestigiar essa data comemorativa dessa instituição, que estimula os alunos para o lado espiritual e educacional”, comenta Thaysa Batalha.

Os convidados ficaram impressionados com a dimensão e a produção do programa. A estudante do Unasp-EC, Jane Cardoso, relatou sentir a presença de Deus durante a programação. “Não tenho palavras exatas para expressar o quão bom foi assistir essa apresentação. Eu pude me sentir mais perto do céu e a presença divina neste local”, conta a aluna. O cantor Leonardo Gonçalves comentou estar admirado e agradecido a Deus pela oportunidade de participar desse concerto comemorativo. “Foi tudo muito lindo. Em vários momentos eu me emocionava, mas tinha que me recompor para a apresentação”, descreve o cantor.

Quem não assistiu ao evento terá como acompanhar o musical através de um DVD que foi gravado durante o evento. A previsão é que ele fique pronto até o final do ano. Para quem preferir, já está disponível o CD Herói da Fé no telefone (19) 3858-9393.

Veja mais fotos em: