Curso de Educação Artística realiza XX Semana da Arte

Escrito por Kátia Santos em 26 de setembro de 2013

Entre os dias 15 a 22 de setembro, o curso de Educação Artística, licenciatura em Música, em parceria com a Escola de Artes realizou a XX Semana da Arte do Unasp-EC. A abertura foi realizada com um concerto da Banda Sinfônica de Mogi Guaçu e ao longo de toda a semana foram oferecidas palestras e oficinas para os alunos, além de ser exposta uma Mostra de Artes Plásticas no prédio do centro de comunicação do campus.

O convidado especial da semana foi James Lee III, doutor em composição e professor da Morgan State University em Baltimore, EUA. Durante a semana, Lee III ensaiou com o coral do curso junto a Orquestra Sinfônica de Americana uma peça de sua autoria, com apresentação inédita, no encerramento da semana.

A peça se chama “A Revelação” e é um grande oratório para coro e orquestra. Lee III disse que decidiu compor essa música utilizando textos do livro de Apocalipse e outros textos escritos por ele mesmo, inspirados por esse mesmo livro da Bíblia Sagrada. “Como eu estudo muito os livros de Daniel e Apocalipse, eu queria fazer um comentário musical sobre esses temas, para ser uma inspiração para as pessoas, para terem esperança na volta de Jesus”, conta Lee III.

Para Rose Evelyn, estudante do 3° ano, cantar a peça de Lee III foi uma experiência nova para muitos coristas que nunca tinham cantado um oratório desse tipo antes. “É uma obra que fala sobre toda a revelação dos livros de Daniel e Apocalipse e é uma obra que dá um choque, porque você tem que pensar em tudo que está sendo falado e fazer relação com o ambiente que a música está criando”, aponta Rose.

Essa foi a 5° vez de Lee III no Brasil, e a primeira vez no Unasp-EC. “Gostei muito do meu tempo aqui, a semana foi muito legal, a comida brasileira, os cultos, a música brasileira. Foi um prazer estar aqui”, revela o compositor.

Veja mais fotos em: