Agência de Jornalismo do Unasp ganha Prêmio Expocom 2010

Escrito por Carolina Félix em 01 de junho de 2010

A Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ) do curso de Comunicação Social do Unasp conquistou o Prêmio Expocom Sudeste 2010 na modalidade “agência jr. de jornalismo”. A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é uma associação científica que anualmente realiza o Congresso de Ciências da Comunicação. Durante o congresso, além de mini cursos, debates, oficinas e palestras, acontece a Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, o Expocom.

A XV edição do evento para a região sudeste aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, dos dias 13 a 15 de maio, onde universitários de toda a região apresentaram trabalhos acadêmicos. Quatro alunos de Jornalismo representaram o Unasp no evento expondo projetos práticos. A ABJ, coordenada pelos professores Allan Novaes e Tales Tomaz, foi apresentada pelo formando em Jornalismo Jefferson Paradello e competiu na fase final com as agências da Unesp, de Bauru, e do Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte. Jefferson, feliz com o resultado obtido no congresso, ressalta a importância do projeto. “Foi sem dúvida um ótimo presente, já que a agência completa 10 anos de atividades. Mas além do estímulo, o prêmio também nos lembra que não devemos ficar estacionados. Precisamos melhorar a cada dia, a cada etapa”, conta Jefferson.

“O prêmio nos permite usufruir do seguinte título: o Unasp tem a melhoragência júnior de jornalismo de todas as instituições de ensino superior da região Sudeste. Derrotamos importantes e tradicionais universidades públicas e privadas do Rio e de São Paulo, dois dos estados mais fortes em ensino de jornalismo no país”, declara orgulhoso o professor Allan Novaes, diretor da ABJ. Para o coordenador do curso de Comunicação Social, professor Martin Kuhn, além de ser uma confirmação do trabalho que é desenvolvido pelo curso, o prêmio é um fator motivador. “Quando pessoas que vêem trabalhos de todas as universidades, o que é feito em outras escolas, definem: “esse é o melhor trabalho”, é a confirmação, a validação da qualidade do nosso trabalho. E isso afeta a motivação dos alunos e a disposição da escola em continuar investindo no curso”, afirma Kuhn.

O Expocom é o maior prêmio do país destinado a trabalhos práticos desenvolvidos por alunos de Comunicação Social e suas habilitações. Como ganhadora do Prêmio Expocom Sudeste, a ABJ irá concorrer ao prêmio Expocom Nacional dos dias 2 a 6 de setembro deste ano, na Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A ABJ disputará a fase nacional do concurso com as agências vencedoras das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.