Curso de Comunicação Social promove semana especial

Escrito por Kimberly Cruz em 29 de maio de 2013

Entre os dias seis a 16 de maio, os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Unasp-EC estiveram envolvidos com a 10º Jornada de Comunicação. Durante esses dias os alunos puderam colocar em prática atividades realizadas no mercado de trabalho. Neste ano, a Jornada aconteceu separada e cada habilitação teve o desafio com o foco na sua área.

Jornada de Jornalismo

As turmas de todos os anos (1°, 2°, 3° e 4°) participaram da produção de um jornal impresso, intituladoTribunasp. Neste ano em especial, o curso de jornalismo começou a jornada um pouco antes, no dia seis. O jornal teve duas edições com 1.500 exemplares cada e foi veiculado nas cidades de Cosmópolis, Arthur Nogueira e Engenheiro Coelho.  Durante dez dias, os estudantes procuraram fontes, trabalharam em equipe, escreveram, editaram e viveram uma eterna correria para cumprir os prazos. Dessa forma, puderam sentir de forma prática o que acontece dentro de uma redação, o dia a dia do jornalista que trabalha com a mídia impressa. Os alunos foram divididos por editoria. Cada um tinha uma função, repórter, fotógrafo ou editor.

Para o coordenador da jornada, Ruben Holdorf, os alunos que participam dessa semana tem um aprendizado maior. “A jornada de jornalismo oferece ao aluno uma noção mais aprofundada da prática jornalística de forma mais intensa. Pra quem pretende atuar no jornalismo deve passar pela mídia impressa. Ela é a base para as outras mídias”, afirma.

Os professores do curso também estiveram envolvidos, auxiliando os alunos com o texto e diagramação. Os chefes de redação do Tribunasp, Renato Groger e Andreia Moura, relataram estar satisfeitos com o trabalho feito pelos repórteres estudantes. “Passar um pouco do que eu aprendi foi enriquecedor. Estou satisfeita com a jornada. O trabalho foi profissional”, elogia Andreia.

Alguns alunos relataram que essa foi a melhor jornada de todas. Como por exemplo, a estudante do 4°ano, Daniele França, que comenta que essa jornada mostrou a verdadeira essência do jornalismo. “Passar pela mídia impressa devia ser obrigatório. É quando você sabe realmente o que é ser jornalista. Sem dúvidas, pra mim essa foi a melhor jornada de todas”, declara.

Jornada de Publicidade e Propaganda

A jornada do curso de Publicidade e Propaganda teve seu início no dia 13 de maio. A semana foi coordenada pelos professores Kenny Zukowski e Cleber Paula. Durante a semana os alunos também viveram na prática o cotidiano do profissional que trabalha em uma agência.

Durante quatro dias, os futuros publicitários foram divididos em 15 equipes, que formavam agências de publicidade. Cada equipe tinha o desafio de fazer propaganda para três clientes (empresas) até o prazo estabelecido. A agência tinha o objetivo de montar projetos ou propagandas para a categoria escolhida pela agência. Entre elas havia spot, mídia exterior e VT Comercial. Os integrantes de cada agência trabalharam com funções diferentes. Um ficou com o roteiro, outro com a criação e etc.

O coordenador da Jornada, Kenny Zukowski, conta que o envolvimento dos alunos foi importante. “Todos estavam trabalhando muito e isso é muito positivo para o aprendizado dos alunos”, relata. O estudante do 1°ano, Kaike Bersot, declarou que a jornada lhe trouxe muito aprendizado. “Essa jornada foi surpreendente. Como sou do 1°ano, aprendi muito com os integrantes dos outros anos e atuei como se fosse um publicitário formado. Me apaixonei mais pelo curso”, diz Bersot. A estudante do 2°ano, Inajara Guerreiro, comentou que o envolvimento das pessoas fez com que a jornada fosse um sucesso. “A sintonia do grupo deu muito certo. Todo mundo se engajou, por isso os grupos foram bem”, conclui.

O encerramento da jornada de Publicidade e Propaganda foi marcado por um festival para eleger a agência vencedora da melhor propaganda na categoria escolhida.  Como foram feitas muitas peças publicitárias, elas passaram por uma seleção. Os participantes do Advertisement Journey Festival foram com trajes de gala.

Veja mais fotos: