Alunos simulam eleições no Unasp

Escrito por Tales Tomaz em 10 de maio de 2012

Hoje é dia de eleições no Unasp. Mas isso é apenas um trabalho acadêmico! Os alunos de Comunicação Social receberam o desafio de viver uma simulação de campanha política ao longo desta semana, de 7 a 10 de maio, no evento anual que é conhecido como Jornada de Comunicação, em sua 9ª edição. Com esse tema, os publicitários receberam a incumbência de preparar candidatos para as eleições, enquanto os jornalistas ficaram responsáveis pela cobertura independente. O ápice do evento será hoje, com as eleições, a partir das 19h, no Auditório Central.

Na simulação, o município onde se localiza o Unasp, Engenheiro Coelho, se transformou em Lagoa Bonita. Eleições de última hora foram convocadas para a nova administração da cidade. Há quatro partidos fictícios pleiteando a vaga e quatro veículos jornalísticos – também fictícios – fazendo a cobertura. As campanhas dos partidos começaram com dificuldades, porque não explicaram para o público o “tumulto” político da cidade de Lagoa Bonita – menos ainda que isso era uma simulação com fins acadêmicos. Assim, partiram direto para campanhas cheias de barulheira e agressividade. Aos poucos, com o fracasso da estratégia, adotaram novas formas de fazer a campanha. Os jornais também cometeram deslizes. Alguns partiram para o sensacionalismo, enquanto outros aceitaram acordos com partidos para o recebimento de informação privilegiada. Estão precisando estudar mais jornalismo!

Mesmo assim, o público-alvo ainda não sabe exatamente para que está sendo convocado. A jornada estipulou que qualquer aluno do Unasp com pelo menos 16 anos é um eleitor em potencial nessa campanha fictícia.

A votação de hoje à noite só pode ser decidia pelos alunos – e os de Comunicação não podem votar. Por isso os partidos e os veículos estão tentando convencer os demais alunos a comparecerem ao evento. Para votar, basta o aluno levar sua carteirinha, comprovando que está matriculado regularmente no Unasp. As demais instruções serão dadas na hora. Para conscientizar os eleitores a respeito do voto, haverá um debate e um curto horário eleitoral antes das eleições. Além disso, os eleitores podem acompanhar a cobertura dos veículos jornalísticos nos seguintes endereços:

www.unasp-ec.edu.br/correio

www.unasp-ec.edu.br/diario

www.unasp-ec.edu.br/folha

www.unasp-ec.edu.br/gazeta

É uma oportunidade para todos os alunos do Unasp treinarem a conscientização política. Os alunos podem participar e, assim, demonstrar nas urnas qual candidato(a) falou a língua deles e correspondeu às suas necessidades. E é uma oportunidade de desmentir também uma velha falácia: que jovem não se interessa por política.